Insônia

A insônia caracteriza-se pela falta de sono ou por uma dificuldade prolongada para adormecer por vários dias. Muitas pessoas sofrem de insônia, porém não procuram ou não têm condições de realizar um tratamento adequado.

A duração da insônia varia, podendo ser desde a insônia de poucos dias de duração; até a insônia de longa duração por meses ou anos .

Insônias de curta duração – são as que duram de poucos dias até três semanas. Geralmente são causados por stress grave ou persistente como preocupações com a saúde própria ou de familiares; luto ou perda substancial; problemas familiares, profissionais ou de relacionamento. A relação entre o estresse e a insônia é nítida.

Insônias de longa duração – são as que duram mais de três semanas. Podem ser relacionadas a estresse contínuo, depressão, abuso de álcool ou drogas e hábitos inadequados para dormir, como o excesso de café.

Incidência da insônia

A insônia é referida em 20% dos adultos. A insônia é mais relatada em mulheres de meia idade e nos idosos. A insônia ocorre mais em populações urbanas do que rurais.

Tratamento

O tratamento é bastante amplo, englobando desde a modificação dos hábitos inadequados para dormir, até o tratamento da causa da insônia com medicamentos antidepressivos nos casos de depressão e outros medicamentos; psicoterapia em alguns casos e terapias alternativas como o Reiki e a Apometria. É necessário buscar a causa da insônia para cada um.

Anúncios

Um pensamento sobre “Insônia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s