Fitoterapia e dor de dente

A dor de dente é caracterizada por uma dor em torno de um ou mais dentes.

Entre as causas da dor de dente estão: cáries, doenças gengivais, o surgimento do dente do siso, um dente rachado ou quebrado de forma abrupta, infecção da polpa dental, doenças da mandíbula, exposição da raiz do dente ou também podem ser um dos sintomas de doenças do coração, como angina ou infarto do miocárdio.

A gravidade de uma dor de dente pode variar de um desconforto leve até uma dor muito forte, que pode ser de crônica ou esporádica. Esta dor pode muitas vezes ser agravada pela mastigação ou pela temperatura (calor ou frio).

Para aliviar a dor de dente é indicado o uso de fio dental (para a retirada de resíduos entre os dentes), compressas frias (caso haja inchaço no dente) e bochechos com um copo de água quente misturada com uma colher de chá de sal (vez que a água quente pode ajudar a expelir restos de comida que podem causar eventuais dores), algumas ervas medicinais, óleos essenciais e raízes.

Hortelã pimenta
 

Vamos às plantas que podem auxiliar nos casos de dores de dente, em forma de chá, infusão, compressa, cataplasma ou gargarejo: Hortelã-Pimenta (ação antiespasmódica, analgésica, anti-séptica e anti-emética), Estragão (ação analgédica), Cravo-da-Índia (ação analgésica e anti-séptica), Kava Kava (ação calmante, bacteriostática e antimicótica), Tanchagem (ação anti-inflamatória). O suco de plantas como Salsinha, Coentro e Maracujá também são usados para tratar a dor de dente.

Gengibre
 

Alguns óleos essenciais de plantas são efetivos no tratamento paliativo e até cura de dores de dente, como é o caso da Lavanda, Noz-Moscada, Orégano, Pimenta-da-Jamaica e Cravo da índia. Utilizam-se em forma de cataplasmas sobre o local da dor ou no difusor.

A raiz do gengibre é utilizada desde a antiguidade por suas propriedades anestésicas e anti-sépticas em dores de garganta, cabeça, dente. Pode ser utilizado na forma de chá ou de cataplasma.

É importante também procurar um dentista, vez que dor de dente pode acusar o aparecimento de outras doenças e causar outras complicações.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s