Dermatite (alergia) de contato a esmaltes de unha

nail-polish

Os esmaltes são lindos, com cores maravilhosas,  mas podem causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Pesquisas comprovaram que no Brasil cerca de 10% das mulheres sofrem com algum tipo de sensibilidade a determinadas substâncias encontradas nos esmaltes comuns.

Os principais causadores de reações alérgicas estão presentes na composição dos esmaltes, como o formaldeído, que está presente na resina do esmalte e tem como função dar a aderência e a durabilidade ao produto, o tolueno, que é um solvente da fórmula tradicional de esmaltes, o DBP (dibutilftalato), com a função de plastificante, que aumenta o brilho e a flexibilidade e pode causar irritação para os olhos, pele e sistema respiratório e a mica, que é um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes e perolado.  No entanto, o cloreto de cobalto, colofônia e anilina também podem desencadear uma reação alérgica.

O nome que se dá a esta alergia é dermatite de contato ou eczema de contato. Os principais sintomas da alergia a esmalte de unha são coceira e/ou inchaço nas pálpebras, vermelhidão e/ou coceira no pescoço, rosto e mãos.

Ainda não existe tratamento para essa alergia, mas isso não quer dizer que nunca mais se poderá pintar as unhas. Para minimizar essas alergias, a dica é procurar pelos produtos com a indicação “3 Free”:  livres de DBP, tolueno e formaldeído (substância com uso controlado no Brasil) ou os esmaltes com a indicação de hipoalergênicos.

Para atender as necessidades de pessoas com propensão a reações alérgicas, as marcas começaram a lançar os esmaltes hipoalergênicos.

A linha dos esmaltes hipoalergênicos se diferencia por não conter em sua formulação Toleno, DBP (dibutilftalato) e Formaldeído, substâncias que podem causar alergias ou irritações na pele.

Para atender as exigências de todas os seus clientes, as marcas lançaram linhas separadas em seu portfólio só com esmaltes hipoalergênicos ou já não fazem mais esmaltes com as três substâncias.

Porém, existem diferenças entre os esmaltes 3free e os hipoalergênicos.

Qual a diferença entre esmalte 3free e esmalte hipoalegênico? (foto Getty Images)

Esmaltes 3free são livres das 3 principais substâncias que tem o maior potencial de causar alergia: tolueno, formaldeído e dibutyl phthalate (DBP). É o que acontece há algum tempo com a Colorama e a Ludurana, e mais recentemente com outras marcas nacionais, como a MohdaB.U.L’ApogéeSpeciallità, as coleções mais recentes da Impala e da Risqué, entre outros… 

Os Esmaltes 3free também podem causar alergia, uma vez que se pode ter alergia a outros componentes, até mesmo a determinados corantes, causando alergia apenas a uma cor específica por exemplo. Pode usar esmalte 3free quem tem alergia a tolueno e/ou formaldeído e/ou DPB.

Também existem esmaltes importados que são 4free (livres também de Formaldehyde Resin, a resina do formaldeído) ou 5free (livres também de cânfora), mas o princípio é o mesmo.

Já os esmaltes hipoalergênicos são livres dessas 3 substâncias e de várias outras que têm potencial de causar uma reação alérgica – quantas outras substâncias varia de marca pra marca. Tudo o que traz hipoalergênico na descrição quer dizer que é formulado de modo a minimizar possíveis alergias. Os esmaltes hipoalergênicos mesmo (pelo menos segundo a embalagem) são os da Argento, da Derma Nail e da Eclat. Talvez a redução dos componentes permitidos é o que limita tanto as cores e acabamentos dessas marcas. Sem falar no preço. Impala e Risqué por exemplo, lançaram coleções 3free recentemente, mas ambas já tinham uma linha de esmaltes hipoalergênicos, mais caros e difíceis de encontrar.

Os Esmaltes hipoalergênicos minimizar possíveis alergias, mas não há garantia de não causar reação alérgica nenhuma.

Algumas marcas de fácil acesso:

*  Risqué foi uma das marcas que lançou uma linha de esmaltes hipoalergênicos separada.

esmaltes hipoalergenicos risque

* Colorama – Com exceção das linhas Cuidados, Nutribase e Única Camada e do esmalte cremoso Incolor, os demais esmaltes do portfólio da Colorama são livres dos componentes alergênicos formaldeído, tolueno e dibutilftalato.

Esmaltes Hipoalergênicos Colorama

* A linha da Revlon também é toda 3-Free.

Esmaltes Hipoalergênicos Revlon

 

* A marca Argento é outra com esmaltes próprios para alérgicas.

Esmaltes Hipoalergênicos Argento

* A Impala também tem uma linha só de esmaltes 3-Free.

Esmaltes Hipoalergênicos Impala

 

* A linha Speciallitá tem uma linha especial hipoalergênica, é a Speciallitá Free.

Esmaltes Hipoalergênicos Speciallitá

 

* Mohda – esmaltes hipoalergênicos. 

Coleção Free esmaltes hipoalergênicos Mohda

 

* Ludurana – esmaltes hipoalergênicos, todos livres de tolueno, formaldeído ou DBP na fórmula.

Outras marcas com esmaltes hipoalergênicos é a Derma Nail Colors, Eclat e a Allergic Center.

Esmaltes

Mas, não basta investir em esmaltes hipoalergênicos  e continuar usando base, óleo secante, extra-brilho e removedor de esmalte comum. É preciso providenciar para que todos os produtos de cuidado com as unhas sejam antialérgicos.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre esse tipo de dermatite e quais os esmaltes específicos para as alérgicas.

Vamos colorir a vida e ser feliz!

Sempre, Denise Mercer.

Anúncios

Um pensamento sobre “Dermatite (alergia) de contato a esmaltes de unha

  1. Maravilhoso post! muito bom, está de parabéns suas descrições e explicações. Estou em um processo alérgico por esmalte e é assim mesmo … amei as opções hipoalergênicas, correndo pra comprar essas fofuras! Sucesso ao seu blog querida!

    Kéribi – Blog Keribela

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s