Dia dos namorados

rosas vermelhas

O dia dos namorados teve seu surgimento em homenagem aos deuses Juno – deusa padroeira das mulheres, do casamento, da concepção e do parto –  e Pã ou Lupercus – deus das colheitas e dos rebanhos, conhecidos como os protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, as pessoas faziam uma festa a estes deuses, agradecendo a fertilidade da terra, a fartura dos alimentos e as bençãos e as alegrias dos relacionamentos. Os rapazes colocavam nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado seria o nome de sua namorada naquele ano e possivelmente sua futura esposa.

A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II durante as guerras, por este acreditar que os solteiros eram melhores combatentes. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento.  Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentin escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Valentin”. O bispo Valentin foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.

Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day), em homenagem a San Valentin, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o dia dos namorados.

A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho para ser o dia dos namorados em nosso país. A data foi escolhida por ser vésperas do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Embora a data tenha começado como uma data para aquecer o comércio, aos poucos foi se transformando numa data especial para ser comemorada a dois.

Nessa data, os casais costumam preparar algo especial, como, por exemplo, a troca de presentes, cartões, um jantar romântico, uma viagem a dois, assistir um filme juntos, etc… para comemorar a paixão que sentem um pelo outro, o afeto, o carinho e o amor, e como forma de agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos.

Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração (fonte das emoções) e a figura de um Cupido com asas (aquele que aproxima jovens apaixonados).

Aqui estão outros símbolos relacionados ao amor e suas origens:

  • rosas vermelhas: acredita-se que eram as flores favoritas de Vênus, a deusa romana do amor. Além disso, a cor vermelha representa sentimentos fortes;
  • renda: usada antigamente para fazer os lenços das mulheres. Há centenas de anos, se uma mulher deixasse seu lenço cair, um homem poderia pegá-lo para ela. Algumas vezes, se a mulher estivesse interessada em um determinado homem, ela poderia intencionalmente derrubar seu lenço para encorajá-lo. Então, as pessoas começaram a pensar em romance quando se lembravam de seda;
  • laços de amor: têm uma série de curvas e arcos entrelaçados, sem começo nem fim. Como um símbolo do amor eterno, os laços de amor eram feitos com fitas ou desenhados em um papel;
  • pombos: conhecidos como “pássaros do amor” porque andam em pares e estão sempre bem próximos um do outro, como os namorados fazem. Os pombos são símbolos de lealdade e de amor porque os casais ficam juntos pela vida inteira e cuidam de suas crias juntos.

24 rosas vermelhas

O importante neste dia é usar a criatividade, o romantismo e ser feliz!

Grande abraço, Denise Mercer.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s