Musculatura pélvica e incontinência urinária

Em alguns momentos de nossas vidas, podemos perceber mudanças ou um enfraquecimento na musculatura pélvica, como durante a gestação, por exemplo.

O peso do bebê e o trabalho de parto podem causar alguns efeitos sobre sua musculatura pélvica e pode-se perceber uma incontinência urinária. Essa pode ocorrer também quando você ri ou tem tosse crônica.

Uma maneira prática e bastante eficaz para fortalecer o assoalho pélvico são os exercícios de Kegel.

Exercícios Kegel – é o nome de um determinado tipo de exercício físico que foi criado por Arnold Kegel, na década de 1940, e que tem como finalidade fortalecer o músculo pubococcígeo.

Este exercício consiste na contração e descontração destes músculos, que são por vezes nomeados músculos de Kegel, numa referência ao exercício. O objetivo deste é restaurar o tônus muscular e força do músculo já referido de modo a prevenir ou reduzir problemas do pavimento pélvico e aumentar a gratificação sexual.

Os exercícios de Kegel são tidos como um bom meio para tratar o prolapso vaginal e prevenir o prolapso uterino nas mulheres. Pode ser também benéfico no tratamento da incontinência urinária, tanto nos homens como nas mulheres. Os exercícios de Kegel são também conhecidos como exercícios do pavimento pélvico ou simplesmente Kegels.

Embora o Dr. Arnold Kegel tenha contemporanizado e popularizado estes exercícios, a sua prática já era conhecida dos Taoístas da China antiga. Estes desenvolveram os exercícios com vista a melhorar a saúde, a longevidade, a gratificação sexual e o desenvolvimento espiritual.

Musculatura pélvica:

Assoalho_pelvico_femininoMusculatura do assoalho pélvico feminino

deep_pelvic_floorMusculatura profunda do assoalho pélvico feminino e masculino

Benefícios dos exercícios- Fatores como a gravidez, o parto e o excesso de peso podem resultar no enfraquecimento dos músculos da pelve. Os exercícios de Kegel são úteis, em alguns casos, na recuperação da força desses músculos. Os exercícios de Kegel praticados regularmente podem também aumentar o prazer nas relações sexuais, tanto para as mulheres como para os seus parceiros. Depois do parto, a prática destas contrações do pavimento pélvico durante as relações sexuais com uma parceiro masculino, permite uma reação imediata do seu parceiro, que pode dizer se sente ou não os músculos a contrair à volta do seu pênis. Desta maneira, uma mulher que recentemente deu à luz pode treinar para restituir aos seus músculos do pavimento pélvico a força e o tônus que tinham antes do parto.

Como localizar esta musculatura – Os músculos puboccígeos são os usados para parar o fluxo de urina durante a micção, e estes podem ser facilmente identificados deste modo. Contudo, depois do músculo identificado, não é recomendado praticar os exercícios de Kegel durante a micção pois isto poderia levar a infecções do trato urinário.

Como realizar os exercícios – realizar os Kegels é realmente muito fácil. Uma vez localizado os músculos pélvicos, apenas contraia-os. Segure essa contração por três segundos e, em seguida, solte. Relaxe por três segundos e continue. Certifique-se de não estar contraindo as nádegas, pernas e estômago.

É recomendado que você comece devagar, pratique por um, dois, três minutos por dia, durante alguns dias até que esteja pronta para aumentar suas repetições. Aumente gradualmente até conseguir fazer 15 minutos de kegels todos os dias.

Esteja você no chuveiro, no trânsito, assistindo um filme, ou sentado em frente do computador no trabalho você pode fazê-los. Estes exercícios podem ser realizados em qualquer lugar e em pouco tempo você vai perceber a diferença em sua musculatura pélvica, como o aumento do tônus e da força.

Um abraço, Denise Mercer.

 

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