Vamos tentar entender um pouco mais sobre as proteínas…..

proteina-vegetalComeçando….

Os aminoácidos são os constituintes básicos das proteínas (compostos que contém um grupo amino e uma função ácida). Existem na natureza mais de trezentos aminoácidos, e os seres vivos necessitam apenas de 23 deles, necessários à síntese de milhares de proteínas diferentes, combinados em diferentes sequências e proporções. São ele: alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, cistina, ácido glutâmico, glutamina, glicina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, triptofano, taurina, tirosina, ornitina e valina.

Lindos nomes para crianças, como eu sempre dizia aos meus alunos… futuros papais e mamães deem uma olhadinha….

Os aminoácidos são classificados em essenciais (aqueles que não podem ser sintetizados pelo organismo) e não essenciais (os que podem ser sintetizados).

As proteínas animais (carnes, aves, peixes, LEITE, QUEIJOS e outros derivados do leite e ovos) são boas fontes de aminoácidos essenciais.

As proteínas de origem vegetal são adequadas e importantes na nutrição humana, podendo ser menos complexas.

As leguminosas possuem altos teores de aminoácidos e baixos teores de aminoácidos enxofrados (cisteína, cistina, metionina e taurina); os cereais, em sua maioria, tem pouca lisina. As frutas e hortaliças tem pouca quantidade. Já a associação de vários vegetais (arroz, feijão, trigo, soja, etc..) na alimentação podem proporcionar níveis adequados de aminoácidos. É possível sim, ter uma dieta vegetariana com níveis adequados de proteínas.

Agora podemos começar uma pesquisa sobre quais alimentos são ricos em cada aminoácido que nosso corpo necessita.

São fontes de proteínas completas alguns vegetais como:

1. Semente de cânhamo (mas é preciso redescobri-las pois caíram em desuso atualmente. Algumas variedades são ricas em THC e têm componentes psicotrópicos, mas é apenas uma questão de cultivar somente as espécies adequadas, que foi o que sempre se fez nos países mediterrânicos).
– Além de ser uma proteína completa, é rica em ômega 3. Adicione sementes de cânhamo em saladas e sucos, essa é uma ótima forma de ingestão de proteínas.

2. Quinoa
– Esta alternativa sem glúten não apenas é superior em aminoácidos do que muitos grãos, mas também contém ácidos graxos essenciais. Pode-se substituir o arroz integral pela quinoa (boa opção de proteína).

3. Mar de Legumes
Algas têm sido fontes de proteína para muitas civilizações durante milhares de anos. É possível trocar o macarrão normal por macarrão de algas ou incluí-las de outra forma na sua alimentação. Use a imaginação.

Lembrando: Altos níveis de gordura saturada no sangue aumentam o colesterol e contribuem para artérias obstruídas. As gorduras saturadas são encontradas principalmente na carne, em alguns laticínios e nos ovos). As gorduras insaturadas (encontradas em nozes e sementes) são as alternativas saudáveis para ajudar a manter seu coração saudável.

Atletas de todos os tipos, desde pessoas que fazem musculação, iogues, corredores … podem construir força e massa muscular só com proteínas de origem vegetal. A melhor proteína vem de alimentos alcalinizantes, tais como as proteínas de origem vegetal magra – encontrada em nozes, sementes germinadas, ou pseudo-grãos (amaranto, quinoa, trigo sarraceno). Outro benefício das proteínas de origem vegetal é que as mesmas são ricas em antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação causada pelo exercício, fazendo com que o seu corpo se recupere mais rápido, além de prevenirem o envelhecimento. Então você fica bonito e saudável. 🙂

Deixo como fonte para a pesquisa dois livros:
– Nutrientes terapêuticos (José Gilberto Perez de Moura)
– Nutrição Cerebral (Helion Póvoa; Juarez Callegaro e Luciana Ayer)

Seja feliz e saudável!

Um abraço, Denise Mercer.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s