Amora e seus benefícios

caldeirao_com_amora_pretaAs Amoras são frutos agregados, ou seja, são formados pela agregação de vários frutos menores denominados mini-drupa ou drupete. A maioria das espécies conhecidas pertence ao gênero Rubus (frutos mais arredondados) e Morus (frutos um pouco mais alongados) sendo encontrados principalmente em regiões temperadas do hemisfério Norte e América do Sul. Existem vários tipos de amoras que diferem na coloração. Podem ser vermelhas, brancas e negras, e seu tamanho é pequeno, medindo entre 1 a 3 centímetros, dependendo da espécie. São uma boa fonte de ferro e vitamina C e na maioria das vezes consumidas in natura, em conserva, compotas, geleias, tortas, vinhos, entre outros.

Acredita-se que as amoras são nativas da Ásia, Europa, América do Norte e do Sul. No entanto, as amoras são cultivadas em regiões específicas, em grande parte proveniente de espécies nativas da região. Foram e ainda são utilizadas com propósitos medicinais. As amoras contém grandes quantidades de antocianinas, que são encontradas no pigmento que dá os frutos suas cores. Antocianinas são poderosos antioxidantes que ajudam a reverter os danos celulares causados pelos radicais livres, e são úteis na prevenção de doenças cardíacas, câncer e derrames. Além disso, as antocianinas encontradas não somente nas amoras, como em várias frutas, podem ser utilizadas na indústria alimentícia como corante natural.

Por ser uma fruta rica em cálcio, a amora é muito eficaz no combate a osteoporose. As folhas da amoreira são usadas para fazer chá, muito útil no tratamento de diarreias, inflamações da boca e garganta. Também com o uso do chá de amora, pode-se reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que é muito bom para diabéticos.

Uma das espécies mais comum é a amora preta, que é arredondada, inicialmente vermelha e depois preta, quando bem madura. É uma fruta muito nutritiva e tem apenas 52 calorias em 100 gramas. Cerca de 80% de sua composição é de água e contém boas quantidades de fibras (entre 3,5 e 4,7%). A amoreira preta é um arbusto que pode atingir 2 metros de altura e seu caule é flexível, geralmente coberto por espinhos. As flores são rosadas ou brancas. As raízes são permanentes e delas formam as brotações que se desenvolvem, florescem e frutificam nos ramos.

A amoreira branca (Morus alba), é cultivada para a criação de bicho da seda, que se alimenta exclusivamente de suas folhas, que também são cortadas para alimentar animais (bovinos, caprinos, etc.) em áreas onde as estações secas restringem a disponibilidade de vegetação rasteira.  Os frutos também são consumidos, geralmente secos ou transformados em vinho.

A amora silvestre, também chamada de amora ártica é um fruto de uma longa tradição na Finlândia, onde são tradicionalmente consumidos juntamente com um queijo local chamado “Leipäjuusto”. A planta da amora silvestre, com suas flores e frutos, aparecem nas moedas de dois euros deste país.

Benefícios da Amora para a saúde

  • Estudos científicos mostram que o consumo de amora tem apresentado potenciais efeitos na saúde contra envelhecimento, câncer, doenças neurológicas, inflamações, diabetes e infecções bacterianas.
  • Amora contêm poucas calorias, apenas 43kcal por 100g do fruto. O fruto ainda contêm fitonutrientes compostos, como polifenóis antioxidantes, pigmentos minerais e vitaminas que são essenciais para uma ótima saúde. As amoras têm valores significativamente elevados de fitoquímicos fenólicos e flavonóides chamados antocianinas.
  • A polpa da amora contém resveratrol, outro antioxidante flavonóide polifenol. O resveratrol protege contra o risco de acidente vascular cerebral, alterando os mecanismos moleculares nos vasos sanguíneos e reduzindo sua suscetibilidade a danos por diminuição da atividade da angiotensina – um hormônio sistêmico que causa constrição dos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial e o aumento da produção do hormônio vasodilatador, o óxido nítrico.
  • Além disso, a polpa da amora é uma excelente fonte de vitamina C com 36,4mg por 100g e cerca de 61% de RDI, um poderoso antioxidante natural. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajudam o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e inflamações, além de varrer os radicais livres nocivos.
  • A amora também contém pequenas quantidades de vitamina A e vitamina E. O consumo fornece outro grupo de promotores de saúde dos flavonóides antioxidantes polifenólicos, como luteína, zeaxantina, betacaroteno e a caroteno em pequenas quantidades, mas notavelmente significativo. Em conjunto, estes compostos eliminam os radicais livres e espécies reativas de oxigênio que atuam em processos de envelhecimento e de várias doenças. A zeaxantina, é um carotenóide importante na dieta seletiva, concentrado na mácula lútea da retina, onde proporciona funções antioxidantes e protege a retina dos raios ultravioletas nocivos.
  • O fruto de amora é  uma excelente fonte de ferro, característica rara entre as bagas por conter 1,85mg por 100g – cerca de 23% de RDI. O ferro, componente da hemoglobina no interior das células vermelhas, determina a capacidade de transporte de oxigênio do sangue. A amora também é boa fonte de minerais como potássio, manganês e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea. O manganês é usado pelo corpo como um cofator para a enzima antioxidante superóxido dismutase.
  • A amora é rica em vitamina K e vitaminas do complexo B. Contém boas quantidades de vitamina B-6, niacina, riboflavina e ácido fólico. Essas vitaminas funcionam como cofatora e ajudam o corpo no metabolismo dos carboidratos.

A amora, em minha casa chamávamos de amorinha, é deliciosa, linda e carregada de vitaminas e minerais fundamentais para nossa saúde e pode também, minimizar o desconforto gerado pela menopausa nas mulheres.

Um grande VIVA para esta frutinha tão especial!

Denise Mercer.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s