Sinusite e outras ites…

camomila 02-10-13

A sinusite  é um problema caracterizado pela inflamação das mucosas da região do crânio composta por cavidades ósseas ao redor do nariz (os seios da face) e das maçãs do rosto e olhos. Os seios da face são responsáveis por dar ressonância à voz, pois, aquecem o ar que é inspirado e reduzem o peso do crânio, acabando por dar sustentação a ela.

seios paranasais

O revestimento dessa área é feito por uma mucosa semelhante à do nariz, que é farta de glândulas produtoras de muco e também cobertas por cílios com intenso movimento vibrátil, sendo estes condutores dos resíduos que se fixam ao muco, levando-os à área superior do nariz para então eliminá-los.

Alterações que possam impedir o fluxo permanente da secreção mucosa, processos alérgicos e infecciosos em geral promovem a inflamação da região mucosa e fixação de germes, esses aspectos podem preestabelecer um problema de sinusite. Estas por sua vez podem ser de dois tipos, apresentando diferentes sintomas.

A sinusite aguda é acompanhada por dores na cabeça e no seio da face que está comprometido, a dor pode ser pulsátil ou se assemelhar à sensação de peso na cabeça. Em geral ocorre a obstrução nasal e existe secreção amarelada ou até esverdeada, em alguns casos podem ser sangrentas. Outros sintomas que podem estar associados  são: cansaço, coriza, dores musculares, febre, tosse e perda de apetite.

Já a sinusite crônica apesar de acompanhar os mesmos sintomas, costuma ter grande variação de intensidade e ter ausência das dores nos seios da face e da febre. Em contrapartida, a tosse costuma ser o sintoma mais predominante, sendo geralmente noturna e aumentando a intensidade quando a pessoa se deita.

Para aliviar os sintomas existem alguns chás que podem ajudar…

O chá de camomila é um chá caseiro para sinusite crônica, aguda e alérgica pois ele age diretamente contra a congestão nasal, ou seja, ele tem o efeito de um descongestionante e vai conseguir destrancar o seu nariz e limpar todas as suas vias respiratórias. Além de “destrancar” o nariz este chá é ótimo para minimizar a dor de cabeça e na face causada pela sinusite já que tem o poder de ajudar a eliminar as secreções dos seios da face.

cha-caseiro-sinusite_camomilaA camomila tem muitas propriedades, entre elas: antialérgicas, anti-inflamatórias, antibacterianas, antiespasmódicas, antifungicas, antipiréticas, antissépticas, diaforéticas (induz a transpiração e a eliminação de toxinas), febrífugas, além dos efeitos calmantes e sedativos já muito conhecidos, cicatrizante e ajuda também a acalmar a mucosa nasal. A camomila pode ser utilizada internamente ou externamente.

Curiosidade – Christian Friedrich Samuel Hahnemann, fundador da homepatia, foi o primeiro homem a introduzir a camomila como remédio homeopático. A erva é nativa da Europa, Ásia e África do Norte, no entanto, seu cultivo se difundiu pelo mundo inteiro e atualmente é umas das plantas medicinais mais consumidas na forma de chá. É utilizada desde o Egito antigo, onde era considerada uma planta milagrosa, sendo aplicada no tratamento de todos os tipos de enfermidades. Toda a planta é aproveitada, sendo colhida na época de floração. A Matricaria chamomilla = Chamomilla recutita faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Como preparar o chá – coloque uma colher de sopa de flores de camomila em um litro de água fervente, deixe descansar tampado por 15 minutos. Coloque numa garrafa térmica e vá tomando durante o dia. Antes de beber, aproveite para inalar o vapor do chá. A inalação do vapor é boa para crianças também.

Outras plantas que podem ajudar na sinusite e outras ites são:

  • Canela
  • Cidreira
  • Cravo
  • Eucalipto
  • Gengibre
  • Hortelã
  • Louro
  • Menta
  • Suco de Limão
  • Tomilho
  • Tanchagem

O modo de preparo do chá é o mesmo da camomila.

Desfrute o prazer de uma xícara quentinha de chá e sinta-se melhor!

Um grande abraço, Denise Mercer

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s