The Street Store

Mix fotos

Desde pequena, junto com meus pais, fazíamos ações sociais de amparo à quem necessitava. Levei este aprendizado para a vida. Em minha caminhada, incluí meus alunos, parentes e amigos em diferentes ações beneficientes. Penso ser importante o resgate a dignidade e o bem estar de cada ser. Em 2015 organizei dois eventos na cidade de Curitiba, estado do Paraná, no sul do Brasil, chamado de “The street store”, que tem por objetivo resgatar a dignidade das pessoas que moram nas ruas das cidades.

Esta região do Brasil é bastante fria no inverno, e realizamos a primeira edição do evento no dia 18/07/2015, um dia lindo de sol e céu azul. A segunda edição foi próxima ao verão. Uma ideia simples: uma loja a céu aberto, numa pracinha, com duração de um dia, totalmente gratuita, voltada para moradores de rua. a loja foi Feita com cartazes de papelão, araras, roupas penduradas em cabides, calçados, acessórios, livros, produtos de higiene e muita gente de bom coração. Cada morador de rua pode escolher o que queria para si. Essa sensação de estar numa loja, com alguém lhe dando atenção – um ato simples e banal para a maioria das pessoas – foi a primeira experiência de “fazer compras dignamente” em anos para muitos daqueles que lá estiveram. (Denise Mercer)

O projeto Street Store foi criado pela agência M&C Saatchi e começou na Cidade do Cabo, África do Sul, em janeiro de 2014. Se espalhou por diversas cidades do mundo, com o intuito de fazer o bem àqueles que não tem condições. Estima-se que quase 250 cidades de todo o mundo aderiram ao projeto que funciona como uma espécie de “loja grátis de rua” voltadas a pessoas necessitadas. A ideia, segundo Denise Mercer, organizadora do evento na cidade de Curitiba/PR/Brasil, é fazer as doações de acordo com o gosto pessoal de cada beneficiado, resgatando assim a dignidade e melhorando a estima de cada um.

Cartaz_doe roupas.

A agência criou um sistema de cartazes de papelão para que qualquer pessoa pudesse “abrir uma loja” com as doações de roupa que arrecadasse, assim, tal loja (sem qualquer fim lucrativo) é organizada para que os moradores de rua escolham suas roupas e acessórios. O morador de rua raramente tem a opção de escolha em sua vida, de poder entrar em uma loja e optar por algo que seja do seu gosto e que melhore sua autoestima, por isso a iniciativa merece muita atenção do mundo todo.

ararassssssssss

E assim aconteceu a primeira edição em Curitiba, no estado do Paraná, no sul do Brasil, região bastante fria no inverno, no dia 18/07/2015, pelas mãos de Denise Mercer. Cada morador pode escolher o que queria para si. Essa sensação de estar numa loja, com alguém lhe dando atenção – um ato simples e banal para a maioria das pessoas – foi a primeira experiência de “fazer compras dignamente” em anos para muitos daqueles que lá estiveram.

The Street Store team
11352258_10154148449014498_35429_n

Foi um grande presente poder organizar e participar deste evento. Conheci seres humanos incríveis que me ajudaram em todo o processo. Seres humanos dispostos a fazer deste um mundo melhor para todos. Para todos os envolvidos foi uma grande lição. À todos, minha mais profunda gratidão!

Denise Mercer

Links de reportagens sobre o The Street Store em Curitiba:

Chegamos na França: Inspiring Tour | The Street Store – http://inspiringtour.fr/the-street-store/

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/praca-de-bolso-do-ciclista-recebe-edicao-do-the-street-store-cfbpouy5n7y1zsm4au2d01s0g

http://www.paranaportal.com.br/blog/2015/07/18/curitiba-recebe-primeiro-street-store-neste-sabado/

http://brasileirissimos.xpg.uol.com.br/2015/07/curitiba-e-sao-paulo-receberao-o-street-store-neste-sabado/

http://globotv.globo.com/rpc/parana-tv-2a-edicao-curitiba/v/curitiba-tem-a-sua-primeira-street-store-com-uma-clientela-muito-especial/4331809/

http://pr.ricmais.com.br/bg-curitiba/videos/loja-ao-ar-livre-da-roupas-de-graca-para-moradores-de-rua/

Deixe um comentário

Website Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑