The Street Store

Mix fotos

O projeto Street Store foi criado pela agência M&C Saatchi e começou na Cidade do Cabo, África do Sul, em janeiro de 2014. Se espalhou por diversas cidades do mundo, com o intuito de fazer o bem àqueles que não tem condições. Estima-se que quase 250 cidades de todo o mundo aderiram ao projeto que funciona como uma espécie de “loja grátis de rua” voltadas a pessoas necessitadas. A ideia, segundo Denise Mercer, organizadora do evento na cidade de Curitiba/PR/Brasil, é fazer as doações de acordo com o gosto pessoal de cada beneficiado, resgatando assim a dignidade e melhorando a estima de cada um.

Cartaz_doe roupas.

A agência criou um sistema de cartazes de papelão para que qualquer pessoa pudesse “abrir uma loja” com as doações de roupa que arrecadasse, assim, tal loja (sem qualquer fim lucrativo) é organizada para que os moradores de rua escolham suas roupas e acessórios. O morador de rua raramente tem a opção de escolha em sua vida, de poder entrar em uma loja e optar por algo que seja do seu gosto e que melhore sua autoestima, por isso a iniciativa merece muita atenção do mundo todo.

ararassssssssss

E assim aconteceu em Curitiba, no estado do Paraná, no sul do Brasil, região bastante fria no inverno, no dia 18/07/2015. Um dia lindo de sol e céu azul. Uma ideia simples: uma loja a céu aberto, numa pracinha, de curta duração, totalmente gratuita, voltada para moradores de rua. Feita com cartazes de papelão, araras, roupas penduradas em cabides, calçados, acessórios, livros, produtos de higiene e muita gente de bom coração. Cada morador pode escolher o que queria para si. Essa sensação de estar numa loja, com alguém lhe dando atenção – um ato simples e banal para a maioria das pessoas – foi a primeira experiência de “fazer compras dignamente” em anos para muitos daqueles que lá estiveram.

The Street Store team

11352258_10154148449014498_35429_n

Foi um grande presente poder organizar e participar deste evento. Conheci seres humanos incríveis que me ajudaram em todo o processo. Seres humanos dispostos a fazer deste um mundo melhor para todos. Para todos os envolvidos foi uma grande lição. À todos, minha mais profunda gratidão!

Denise Mercer

Links de reportagens sobre o The Street Store em Curitiba:

Chegamos na França: Inspiring Tour | The Street Store – http://inspiringtour.fr/the-street-store/

http://bandnewsfmcuritiba.com/curitiba-sedia-street-store-em-que-moradores-de-rua-recebem-roupas-novas/

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/praca-de-bolso-do-ciclista-recebe-edicao-do-the-street-store-cfbpouy5n7y1zsm4au2d01s0g

http://www.paranaportal.com.br/blog/2015/07/18/curitiba-recebe-primeiro-street-store-neste-sabado/

http://brasileirissimos.xpg.uol.com.br/2015/07/curitiba-e-sao-paulo-receberao-o-street-store-neste-sabado/

http://globotv.globo.com/rpc/parana-tv-2a-edicao-curitiba/v/curitiba-tem-a-sua-primeira-street-store-com-uma-clientela-muito-especial/4331809/

http://pr.ricmais.com.br/bg-curitiba/videos/loja-ao-ar-livre-da-roupas-de-graca-para-moradores-de-rua/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s